Para que a nossa saúde fique sempre em dia, precisamos seguir alguns cuidados com o nosso corpo para não adoecermos, tais como ingerir vitaminas e evitar frituras, por exemplo. Com a academia é a mesma coisa: deve-se turbinar os rendimentos e enxugar os gastos desneces

Assim, alguns pontos são vitais para manter as portas abertas. Por isso, merecem atenção redobrada para saber como está a saúde financeira da sua academia.

De olho no fluxo de caixa

Dessa forma, é importante controlar tudo o que entra e o que sai da academia. O primeiro passo para saber se o seu negócio está com vivacidade ou merece ir para a UTI é analisar como anda o fluxo de caixa

Afinal, ele é um dos principais indicadores que detectam se você deve ligar o sinal de alerta, ou não. “Para ter um fluxo de caixa saudável o saldo operacional deve ficar em torno de 20% a 30% do faturamento. Se isso não acontecer por dois ou três meses, a academia está com problemas sérios”, afirma Rogério Soares, consultor especializado em academias

Fuja dos cheques devolvidos

O recebimento em cheque ainda faz parte de grande parte das academias do país. Se esse é o seu caso, provavelmente deve ter problemas com a inadimplência que vem junto com os cheques devolvidos. Fator que impulsiona para baixo o faturamento do seu negócio.

Uma saída para contornar essa situação é investir em mecanismos para automatizar o sistema de recebimento e, assim, evitar a inadimplência.

Fique longe dos atrasos de pagamento

O atraso nos pagamentos também influencia na saúde financeira da sua academia. Por conta disso, é importante que os responsáveis pela venda de planos estejam aptos a realizar cobranças de uma maneira assertiva e que não gere estresse para nenhuma das partes envolvidas.

Lucro baixo não pode ser o vilão

Rogério Soares é enfático ao ressaltar que a academia não foi feita para não dar resultados, mesmo nos períodos de sazonalidade. Dessa forma, o lucro baixo pode ser o vilão da boa saúde financeira da sua academia

Com isso, o gestor tem um desgaste emocional ao se preocupar em como honrará a folha de pagamento, o que tira o foco dos fatores que realmente são importantes e na busca de maneiras de inovar para atrair mais clientes. 

sários.